quinta-feira, 24 de junho de 2010

Governo dos reis (monarquia)


As lutas contra seus vizinhos e os povos que também habitavam a Palestina levaram os hebreus a adotar a monarquia para centralizar o poder e organizar forças para enfrentar seus adversários.
O primeiro rei hebreu foi Saul (1010 a.C), sucedido por Davi (1006-966 a.C), que liderou a vitória definitiva contra os filisteus. Com a reconquista da Palestina, Jerusalém tornou-se a capital política e religiosa do reino dos hebreus.
O sucessor de Davi, seu filho Salomão, conclui a organização da monarquia. Durante seu reinado (966-926 a.C) foi construído o Templo de Jerusalém.
Após a morte de Salomão, os elevados impostos e a rivalidade entre as tribos do norte e do sul da Palestina ocasionaram revoltas, que culminaram na divisão do povo hebreu. Constituíram-se dois reinos: reino de Isaral (norte), com capital em Samaria, e reino de Judá (sul), com capital em Jerusalém. Em 722 a.C., o reino de Israel foi conquistado pelos assírios. Em 587 a.C., o reino de Judá foi conquistado pelos neobabilônios.
Os neobabilônios destruíram o Templo de Jerusalém e aprisionaram os hebreus, levando-os para a Babilônia. O cativeiro durou até 538 a.C., quando os persas conquistaram a Babilônia , permitindo que os hebreus voltassem à Palestina, incorporada como província do Império Persa. Reconstituiu-se então, o Templo de Jerusalém.
Os hebreus perderam sua autonomia política, e a Palestina tornou-se, sucessivamente, província dos impérios persa, macedônio e romano.
Houve ainda tentativas de luta contra o domínio romano; porém, em 70 d.C,. o exército romano sufocou uma rebelião e destruiu o segundo templo de Jerusalém. A partir daí, os hebreus dispersaram-se pelo mundo, espalhados em pequenas comunidades, que preservaram elementos básicos de sua cultura (língua e religião) e alguns objetivos comuns, como o retorno à Palestina. Assim, mantiveram-se como nação (Sociedade culturalmente formada pela comunhão de elementos como etnia, língua, religião, tradição histórica etc), embora não constituíssem um Estado.
Apenas em 1948 foi fundado o Estado de Israel. Sua criação foi procedida de lutas para a expulsão do povo palestino, que habitava a região. Realizando acordos com Israel, hoje os palestinos lutam pela criação de um Estado independente.


Fonte: livro História Global - Brasil e Geral (Gilberto Cotrim).
postado por: Thaís Alves, 38

3 comentários:

  1. Sinceramente...é bom rever essa "estória". Os verdadeiros hebreus não preservaram elementos básicos de sua cultura (língua e religião) e alguns objetivos comuns, e não retornaram à Palestina. Não mantiveram-se como nação (Sociedade culturalmente formada pela comunhão de elementos como etnia, língua, religião, tradição histórica etc). Não constituíram um estado.
    Eles são negros e estão cumprindo as maldições de deuteronômio 28. O povo que está lá atualmente é impostor. Pesquisa na Internet assim: A farsa do povo Judeu ou Hebreu/Isaraelita e...assim vai. É surpreendente.

    ResponderExcluir