sexta-feira, 25 de junho de 2010

Arte egípcia

Considerável parcela da produção artística do Egito Antigo foi influenciada pela religião. O culto aos deuses levou á construção de belos templos (como Lúxor e Karnac) e á criação de esculturas e pinturas retratando divindades.Mas, além dos temas religiosos, havia também muitas representações do cotidiano na produção artística, como cenas de colheita, pesca, pastoreio, navegação, prática de artesanato etc.


mulheres tocando flauta, alaúde e harpa (afresco encontrado em Tebas 1422 a 1411 a.C)


Na pintura, as figuras humanas muitas vezes eram representadas em postura hierática, isto é, em posição rígida e respeitosa, geralmente com a cabeça e as pernas de perfil e o tronco de frente.Esse tipo de representação da figura humana constitui uma característica da arte egípcia, embora outras formas de figuração fugissem a esse padrão.
A crença na vida após a morte levou á construção de grandes túmulos.Entre eles, os mais imponentes eram as pirâmides, que serviam de sepultura para os faraós e membros de sua família.Na região de Gizé estão as pirâmides dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos, consideradas belas e bem-construídas.
Os mortos de origem social mais modesta eram enterrados em sepulturas simples, conhecidas como hipogeus.




Fonte: livro História Global - Brasil e Geral (Gilberto Cotrim)
postado por: Dayane Ancermo, O7

Nenhum comentário:

Postar um comentário